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Confira os
Palestrantes
do Fórum


Frederico Turolla
Sócio fundador da PEZCO Economics.Economista com Doutorado e Mestrado em Economia, com mais de 20 anos de experiência profissional em consultoria econômica, regulação, PPP e questões de infraestrutura. Sócio-fundador e líder da prática de infraestrutura da PEZCO Economics, Turolla tem atuado como coordenador de projetos de alto nível nos setores de infraestrutura do Brasil para grandes empresas, associações setoriais, organizações multilaterais e governos. Turolla escreveu mais de 200 artigos publicados em diversos países. Ele também é o presidente do PSP Hub, um think tank dedicado a estudos de infraestrutura e urbanismo em mercados emergentes.
Prof. Dr. Frederico Turolla é um reconhecido especialista na análise de setores de infraestrutura regulada, área na qual possui um extenso histórico de pesquisa acadêmica de alto nível e atividades de consultoria para governos, instituições multilaterais e instituições internacionais, grandes empresas e associações, tendo participado da elaboração de marcos regulatórios em diversos setores.
Prof. Dr. Frederico Turolla é um reconhecido especialista na análise de setores de infraestrutura regulada, área na qual possui um extenso histórico de pesquisa acadêmica de alto nível e atividades de consultoria para governos, instituições multilaterais e instituições internacionais, grandes empresas e associações, tendo participado da elaboração de marcos regulatórios em diversos setores.

Leonardo Deeke Boguszewski
CEO da 4UM Investimentos e Presidente do Conselho de Administração do Paraná Banco, da Junto Holding Brasil e da Junto Holding Latam, bem como membro do Conselho Diretor da Confederação Nacional das Seguradoras. Formado em Ciências Econômicas pela FAE Business School com MBA, com distinção, pela New York University Stern School of Business, Leonardo foi CEO da Junto Seguros e da Junto Resseguros, bem como Presidente do Conselho de Administração da JMalucelli Travelers na Colômbia, de 2018 a 2022.

Felipe Sande
Sócio da BRL Parcerias, Pesquisador e Professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe).
Graduado em Ciências Econômicas e Contábeis (FEARP-USP). Mestre em Administração com ênfase em Finanças (FEA-USP). Sócio da BRL Parcerias, pesquisador e professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe). Especialista em modelagem econômico-financeira de projetos, em especial, Concessões e PPPs e em disputas de reequilíbrio contratual nos âmbitos administrativo, judicial e arbitral.
Graduado em Ciências Econômicas e Contábeis (FEARP-USP). Mestre em Administração com ênfase em Finanças (FEA-USP). Sócio da BRL Parcerias, pesquisador e professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe). Especialista em modelagem econômico-financeira de projetos, em especial, Concessões e PPPs e em disputas de reequilíbrio contratual nos âmbitos administrativo, judicial e arbitral.

Guilherme Peixoto
Superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações na B3.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.

Osmar Lima
Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro e presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos - CCPar.

Milton Gomes
Secretário adjunto de Infraestrutura da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Carlos Ari Sundfeld
Jurista, Professor e Autor.
Professor Titular da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV Direito SP, de que foi um dos fundadores, atua na pós-graduação stricto sensu (Doutorado e Mestrados Acadêmico e Profissional), e no Grupo Público. Doutor (1991), Mestre (1987) e Bacharel (1982) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, da qual foi professor no Doutorado, Mestrado e Graduação (1983-2013).
Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público - sbdp, criada em 1993, que mantém a Escola de Formação Pública, em parceria com a FGV Direito SP. Entre seus livros: Direito Administrativo: o novo olhar da LINDB, Fórum, 2022; Publicistas: Direito Administrativo sob tensão, Fórum, 2022; Contratos Públicos e Direito Administrativo, Malheiros, 2015; Direito Administrativo para Céticos, Malheiros, 2ª ed., 2014; Direito da Regulação e Políticas Públicas, Malheiros, 2014; Contratações Públicas e seu Controle (coord.), Malheiros, 2013; e Pareceres, 3 vols., Revista dos Tribunais, 2013. É sócio fundador de Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação.
Participou da concepção de inovações legislativas como a reforma da LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro em 2018, a criação da licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003).
Professor Titular da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV Direito SP, de que foi um dos fundadores, atua na pós-graduação stricto sensu (Doutorado e Mestrados Acadêmico e Profissional), e no Grupo Público. Doutor (1991), Mestre (1987) e Bacharel (1982) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, da qual foi professor no Doutorado, Mestrado e Graduação (1983-2013).
Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público - sbdp, criada em 1993, que mantém a Escola de Formação Pública, em parceria com a FGV Direito SP. Entre seus livros: Direito Administrativo: o novo olhar da LINDB, Fórum, 2022; Publicistas: Direito Administrativo sob tensão, Fórum, 2022; Contratos Públicos e Direito Administrativo, Malheiros, 2015; Direito Administrativo para Céticos, Malheiros, 2ª ed., 2014; Direito da Regulação e Políticas Públicas, Malheiros, 2014; Contratações Públicas e seu Controle (coord.), Malheiros, 2013; e Pareceres, 3 vols., Revista dos Tribunais, 2013. É sócio fundador de Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação.
Participou da concepção de inovações legislativas como a reforma da LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro em 2018, a criação da licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003).

Luciene Machado
Superintendente da Área de Soluções para Cidades do BNDES.
Iniciou sua carreira na Petrobras, passou por empresas como Chemtech e Petroflex e ingressou no BNDES por concurso público em 1998.
No BNDES, exerceu diversas posições executivas, dentre elas, a de Superintendente responsável pelas atividades de apoio ao comércio exterior (2010-2016) e a de Superintendente responsável pela concessão de crédito a projetos de infraestrutura nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana e logística (2016-2019). Na área financeira do Banco, atuou na captação internacional junto a multilaterais e na prospecção de parceiros para cofinanciamento de projetos de infraestrutura (2019-2021). Atualmente (Jan/2023) é a Superintendente responsável pela estruturação de projetos de concessões e PPP, atividade que tem desenvolvido desde Maio/2021. Desde Jun/2023, a área também é responsável pela coordenação de ofertas públicas.
Graduada em Engenharia Química com pós-graduação na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-1997) e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (2006). Possui a certificação CP3P-F (Public-Private Partnership Certification – foundation level) pela APMG International. Atualmente, é mestranda em International Management, pela Universidade de Lancaster/UK.
Iniciou sua carreira na Petrobras, passou por empresas como Chemtech e Petroflex e ingressou no BNDES por concurso público em 1998.
No BNDES, exerceu diversas posições executivas, dentre elas, a de Superintendente responsável pelas atividades de apoio ao comércio exterior (2010-2016) e a de Superintendente responsável pela concessão de crédito a projetos de infraestrutura nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana e logística (2016-2019). Na área financeira do Banco, atuou na captação internacional junto a multilaterais e na prospecção de parceiros para cofinanciamento de projetos de infraestrutura (2019-2021). Atualmente (Jan/2023) é a Superintendente responsável pela estruturação de projetos de concessões e PPP, atividade que tem desenvolvido desde Maio/2021. Desde Jun/2023, a área também é responsável pela coordenação de ofertas públicas.
Graduada em Engenharia Química com pós-graduação na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-1997) e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (2006). Possui a certificação CP3P-F (Public-Private Partnership Certification – foundation level) pela APMG International. Atualmente, é mestranda em International Management, pela Universidade de Lancaster/UK.

Miguel Noronha
Managing Director BMPI.

Bruno Aurélio
Sócio das práticas de Infraestrutura e Regulatório do Demarest.
Ele representa empresas interessadas ou que possuam relações comerciais com o poder público, seja na estruturação jurídica, no acompanhamento e na assessoria geral em procedimentos licitatórios, além de atuar na defesa de interesses de empresas junto às agências reguladoras e demais órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação jurídica de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura, seja de transportes, portos, aeroportos, ferrovias, saneamento básico e resíduos sólidos. Bruno é considerado “Referência” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, Legal 500 e “leading laywer” para o IFLR 1000. Ele possui experiência especialmente na assessoria a empresas de construção, logística, transportes e demais variadas concessionárias de serviço público, seja na estruturação, acompanhamento, bem como na renegociação de contratos e revisão de aspectos comerciais das contratações, venda e compra de ativos de infraestrutura, além de atuar junto aos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle. Bruno possui experiência significativa em direito administrativo e constitucional brasileiro. É autor de livros e artigos jurídicos na área, além de palestrante reconhecido em cursos de pós-graduação no Brasil.
Ele representa empresas interessadas ou que possuam relações comerciais com o poder público, seja na estruturação jurídica, no acompanhamento e na assessoria geral em procedimentos licitatórios, além de atuar na defesa de interesses de empresas junto às agências reguladoras e demais órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação jurídica de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura, seja de transportes, portos, aeroportos, ferrovias, saneamento básico e resíduos sólidos. Bruno é considerado “Referência” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, Legal 500 e “leading laywer” para o IFLR 1000. Ele possui experiência especialmente na assessoria a empresas de construção, logística, transportes e demais variadas concessionárias de serviço público, seja na estruturação, acompanhamento, bem como na renegociação de contratos e revisão de aspectos comerciais das contratações, venda e compra de ativos de infraestrutura, além de atuar junto aos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle. Bruno possui experiência significativa em direito administrativo e constitucional brasileiro. É autor de livros e artigos jurídicos na área, além de palestrante reconhecido em cursos de pós-graduação no Brasil.

Wanderley Galhiego
Diretor de Relações Institucionais e Conselheiro de SPEs Investidas na Socicam.

Fernando Vernalha
Doutor e Mestre em Direito e sócio do Vernalha Pereira.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Daniel Keller
Sócio-Fundador da Una Partners.
Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002). Consultor de projetos do Banco Mundial e do New Development Bank (NDB). É sócio fundador da Una Partners e atua como co-coordenador do Comitê de Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002). Consultor de projetos do Banco Mundial e do New Development Bank (NDB). É sócio fundador da Una Partners e atua como co-coordenador do Comitê de Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).

Mateus Renault
CEO da Opy Health.

Rogério Tavares
VP de Relações Institucionais da Aegea Saneamento.
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON).
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON).

Janaina Jatoba
Diretora Jurídica da Acciona.

Ana Rovai
Diretora Jurídica da Motiva Aeroportos.

Andre Isper Barnabé
Diretor‑Presidente da ARTESP.
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. É Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Transportes - Artesp, desde outubro/2024, foi Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (2023 – 2024), pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atuou como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022), Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019) e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2015-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUC/SP (2014).
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. É Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Transportes - Artesp, desde outubro/2024, foi Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (2023 – 2024), pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atuou como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022), Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019) e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2015-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUC/SP (2014).

Marina Fontão Zago
Professora na Faculdade de Direito da USP.
Doutora em Direito do Estado pela USP, visiting researcher na Yale Law School e Mestra em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV/SP. Foi Secretária-Executiva do Programa de Parcerias do Estado de São Paulo e assessora da Presidência da SABESP.
Tem experiência em infraestrutura, regulação e políticas públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: estruturação e viabilização de concessões e parcerias entre os setores público e privado; regulação; licitações e contratos administrativos; organização administrativa.
Doutora em Direito do Estado pela USP, visiting researcher na Yale Law School e Mestra em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV/SP. Foi Secretária-Executiva do Programa de Parcerias do Estado de São Paulo e assessora da Presidência da SABESP.
Tem experiência em infraestrutura, regulação e políticas públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: estruturação e viabilização de concessões e parcerias entre os setores público e privado; regulação; licitações e contratos administrativos; organização administrativa.

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