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Confira os
Palestrantes
do Fórum


Frederico Turolla
Sócio fundador da PEZCO Economics.Economista com Doutorado e Mestrado em Economia, com mais de 20 anos de experiência profissional em consultoria econômica, regulação, PPP e questões de infraestrutura. Sócio-fundador e líder da prática de infraestrutura da PEZCO Economics, Turolla tem atuado como coordenador de projetos de alto nível nos setores de infraestrutura do Brasil para grandes empresas, associações setoriais, organizações multilaterais e governos. Turolla escreveu mais de 200 artigos publicados em diversos países. Ele também é o presidente do PSP Hub, um think tank dedicado a estudos de infraestrutura e urbanismo em mercados emergentes.
Prof. Dr. Frederico Turolla é um reconhecido especialista na análise de setores de infraestrutura regulada, área na qual possui um extenso histórico de pesquisa acadêmica de alto nível e atividades de consultoria para governos, instituições multilaterais e instituições internacionais, grandes empresas e associações, tendo participado da elaboração de marcos regulatórios em diversos setores.
Prof. Dr. Frederico Turolla é um reconhecido especialista na análise de setores de infraestrutura regulada, área na qual possui um extenso histórico de pesquisa acadêmica de alto nível e atividades de consultoria para governos, instituições multilaterais e instituições internacionais, grandes empresas e associações, tendo participado da elaboração de marcos regulatórios em diversos setores.

Leonardo Deeke Boguszewski
CEO da 4UM Investimentos e Presidente do Conselho de Administração do Paraná Banco, da Junto Holding Brasil e da Junto Holding Latam, bem como membro do Conselho Diretor da Confederação Nacional das Seguradoras. Formado em Ciências Econômicas pela FAE Business School com MBA, com distinção, pela New York University Stern School of Business, Leonardo foi CEO da Junto Seguros e da Junto Resseguros, bem como Presidente do Conselho de Administração da JMalucelli Travelers na Colômbia, de 2018 a 2022.

Antonio dos Reis Junior
Superintendente Jurídico da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR.
Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor Adjunto de Direito na UERJ e IBMEC-RJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação da UERJ e PUC-RJ.
Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor Adjunto de Direito na UERJ e IBMEC-RJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação da UERJ e PUC-RJ.

Felipe Sande
Sócio da BRL Parcerias, Pesquisador e Professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe).
Graduado em Ciências Econômicas e Contábeis (FEARP-USP). Mestre em Administração com ênfase em Finanças (FEA-USP). Sócio da BRL Parcerias, pesquisador e professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe). Especialista em modelagem econômico-financeira de projetos, em especial, Concessões e PPPs e em disputas de reequilíbrio contratual nos âmbitos administrativo, judicial e arbitral.
Graduado em Ciências Econômicas e Contábeis (FEARP-USP). Mestre em Administração com ênfase em Finanças (FEA-USP). Sócio da BRL Parcerias, pesquisador e professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe). Especialista em modelagem econômico-financeira de projetos, em especial, Concessões e PPPs e em disputas de reequilíbrio contratual nos âmbitos administrativo, judicial e arbitral.

Luciene Machado
Superintendente da Área de Soluções para Cidades do BNDES.
Iniciou sua carreira na Petrobras, passou por empresas como Chemtech e Petroflex e ingressou no BNDES por concurso público em 1998.
No BNDES, exerceu diversas posições executivas, dentre elas, a de Superintendente responsável pelas atividades de apoio ao comércio exterior (2010-2016) e a de Superintendente responsável pela concessão de crédito a projetos de infraestrutura nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana e logística (2016-2019). Na área financeira do Banco, atuou na captação internacional junto a multilaterais e na prospecção de parceiros para cofinanciamento de projetos de infraestrutura (2019-2021). Atualmente (Jan/2023) é a Superintendente responsável pela estruturação de projetos de concessões e PPP, atividade que tem desenvolvido desde Maio/2021. Desde Jun/2023, a área também é responsável pela coordenação de ofertas públicas.
Graduada em Engenharia Química com pós-graduação na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-1997) e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (2006). Possui a certificação CP3P-F (Public-Private Partnership Certification – foundation level) pela APMG International. Atualmente, é mestranda em International Management, pela Universidade de Lancaster/UK.
Iniciou sua carreira na Petrobras, passou por empresas como Chemtech e Petroflex e ingressou no BNDES por concurso público em 1998.
No BNDES, exerceu diversas posições executivas, dentre elas, a de Superintendente responsável pelas atividades de apoio ao comércio exterior (2010-2016) e a de Superintendente responsável pela concessão de crédito a projetos de infraestrutura nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana e logística (2016-2019). Na área financeira do Banco, atuou na captação internacional junto a multilaterais e na prospecção de parceiros para cofinanciamento de projetos de infraestrutura (2019-2021). Atualmente (Jan/2023) é a Superintendente responsável pela estruturação de projetos de concessões e PPP, atividade que tem desenvolvido desde Maio/2021. Desde Jun/2023, a área também é responsável pela coordenação de ofertas públicas.
Graduada em Engenharia Química com pós-graduação na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-1997) e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (2006). Possui a certificação CP3P-F (Public-Private Partnership Certification – foundation level) pela APMG International. Atualmente, é mestranda em International Management, pela Universidade de Lancaster/UK.

Guilherme Peixoto
Superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações na B3.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.

Milton Gomes
Secretário de Infraestrutura na Presidência da República.
Mestre em Direito e Doutorando em Direito e Economia pela Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Direito da Arbitragem e em Negociações Complexas no Contexto Jurídico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Certificado em negociação por Harvard Negotiation Project. Certificado em Mediação na Administração Pública pelo ICFML. Membro da Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação (CNIR/CGU). Procurador Federal.
Mestre em Direito e Doutorando em Direito e Economia pela Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Direito da Arbitragem e em Negociações Complexas no Contexto Jurídico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Certificado em negociação por Harvard Negotiation Project. Certificado em Mediação na Administração Pública pelo ICFML. Membro da Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação (CNIR/CGU). Procurador Federal.

Carlos Ari Sundfeld
Professor Titular da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV Direito SP, de que foi um dos fundadores, atua na pós-graduação stricto sensu (Doutorado e Mestrados Acadêmico e Profissional), e no Grupo Público. Doutor (1991), Mestre (1987) e Bacharel (1982) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, da qual foi professor no Doutorado, Mestrado e Graduação (1983-2013).
Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público - sbdp, criada em 1993, que mantém a Escola de Formação Pública, em parceria com a FGV Direito SP. Entre seus livros: Direito Administrativo: o novo olhar da LINDB, Fórum, 2022; Publicistas: Direito Administrativo sob tensão, Fórum, 2022; Contratos Públicos e Direito Administrativo, Malheiros, 2015; Direito Administrativo para Céticos, Malheiros, 2ª ed., 2014; Direito da Regulação e Políticas Públicas, Malheiros, 2014; Contratações Públicas e seu Controle (coord.), Malheiros, 2013; e Pareceres, 3 vols., Revista dos Tribunais, 2013. É sócio fundador de Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação.
Participou da concepção de inovações legislativas como a reforma da LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro em 2018, a criação da licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003)
Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público - sbdp, criada em 1993, que mantém a Escola de Formação Pública, em parceria com a FGV Direito SP. Entre seus livros: Direito Administrativo: o novo olhar da LINDB, Fórum, 2022; Publicistas: Direito Administrativo sob tensão, Fórum, 2022; Contratos Públicos e Direito Administrativo, Malheiros, 2015; Direito Administrativo para Céticos, Malheiros, 2ª ed., 2014; Direito da Regulação e Políticas Públicas, Malheiros, 2014; Contratações Públicas e seu Controle (coord.), Malheiros, 2013; e Pareceres, 3 vols., Revista dos Tribunais, 2013. É sócio fundador de Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação.
Participou da concepção de inovações legislativas como a reforma da LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro em 2018, a criação da licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003)

Angélica Petian
Sócia-diretora do Vernalha Pereira Advogados.
Ocupa a posição de Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.
Ocupa a posição de Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.

Miguel Noronha
Diretor de Investimentos da BMPI Infra.
É Diretor de Investimentos da BMPI Infra, empresa holding de participações em Equity em empresas e projetos de infraestrutura. É também coordenador do Comitê de Construção Pesada da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base. Ao longo dos últimos 15 anos, tem participado como membro ou presidente de conselhos de governança de empresas do setor de infraestrutura.
Tem mais de 30 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional. Foi secretário de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes, onde coordenou 14 projetos prioritários do setor e também ações precursoras das concessões à iniciativa privada, ainda na década de 1990. Foi Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz Allen, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior. Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de infraestrutura, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução de investimentos e posterior supervisão das duas principais empresas do portfólio. Em todas as suas posições profissionais no setor privado, liderou a participação em projetos de concessão e PPPs, bem como foi profissional chave na implementação das SPEs e de suas políticas de investimento e de operação.
É Diretor de Investimentos da BMPI Infra, empresa holding de participações em Equity em empresas e projetos de infraestrutura. É também coordenador do Comitê de Construção Pesada da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base. Ao longo dos últimos 15 anos, tem participado como membro ou presidente de conselhos de governança de empresas do setor de infraestrutura.
Tem mais de 30 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional. Foi secretário de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes, onde coordenou 14 projetos prioritários do setor e também ações precursoras das concessões à iniciativa privada, ainda na década de 1990. Foi Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz Allen, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior. Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de infraestrutura, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução de investimentos e posterior supervisão das duas principais empresas do portfólio. Em todas as suas posições profissionais no setor privado, liderou a participação em projetos de concessão e PPPs, bem como foi profissional chave na implementação das SPEs e de suas políticas de investimento e de operação.

Bruno Aurélio
Sócio das práticas de Infraestrutura e Regulatório do Demarest.
Ele representa empresas interessadas ou que possuam relações comerciais com o poder público, seja na estruturação jurídica, no acompanhamento e na assessoria geral em procedimentos licitatórios, além de atuar na defesa de interesses de empresas junto às agências reguladoras e demais órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação jurídica de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura, seja de transportes, portos, aeroportos, ferrovias, saneamento básico e resíduos sólidos. Bruno é considerado “Referência” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, Legal 500 e “leading laywer” para o IFLR 1000. Ele possui experiência especialmente na assessoria a empresas de construção, logística, transportes e demais variadas concessionárias de serviço público, seja na estruturação, acompanhamento, bem como na renegociação de contratos e revisão de aspectos comerciais das contratações, venda e compra de ativos de infraestrutura, além de atuar junto aos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle. Bruno possui experiência significativa em direito administrativo e constitucional brasileiro. É autor de livros e artigos jurídicos na área, além de palestrante reconhecido em cursos de pós-graduação no Brasil.
Ele representa empresas interessadas ou que possuam relações comerciais com o poder público, seja na estruturação jurídica, no acompanhamento e na assessoria geral em procedimentos licitatórios, além de atuar na defesa de interesses de empresas junto às agências reguladoras e demais órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação jurídica de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura, seja de transportes, portos, aeroportos, ferrovias, saneamento básico e resíduos sólidos. Bruno é considerado “Referência” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, Legal 500 e “leading laywer” para o IFLR 1000. Ele possui experiência especialmente na assessoria a empresas de construção, logística, transportes e demais variadas concessionárias de serviço público, seja na estruturação, acompanhamento, bem como na renegociação de contratos e revisão de aspectos comerciais das contratações, venda e compra de ativos de infraestrutura, além de atuar junto aos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle. Bruno possui experiência significativa em direito administrativo e constitucional brasileiro. É autor de livros e artigos jurídicos na área, além de palestrante reconhecido em cursos de pós-graduação no Brasil.

Wanderley Galhiego
Diretor de Relações Institucionais na Socicam.
Diretor de Relações Institucionais e membro em mais de dez conselhos nas SPEs investidas pela Socicam, há mais de 15 anos, atua como executivo especialista no desenvolvimento e na estruturação de planejamento estratégico, com foco na conquista de novos negócios em concessões e parcerias público-privadas (PPP), especialmente no setor de infraestrutura de transporte, como aeroportos, portos e mobilidade urbana.
Diretor de Relações Institucionais e membro em mais de dez conselhos nas SPEs investidas pela Socicam, há mais de 15 anos, atua como executivo especialista no desenvolvimento e na estruturação de planejamento estratégico, com foco na conquista de novos negócios em concessões e parcerias público-privadas (PPP), especialmente no setor de infraestrutura de transporte, como aeroportos, portos e mobilidade urbana.

Fernando Vernalha
Doutor e Mestre em Direito e sócio do Vernalha Pereira.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Daniel Keller
Sócio-Fundador da Una Partners.
Economista pela FEA USP e mestre em economia, sócio da Una Partners, consultor do Banco Mundial e da ONU.
Economista pela FEA USP e mestre em economia, sócio da Una Partners, consultor do Banco Mundial e da ONU.

Marina Fontão Zago
Professora na Faculdade de Direito da USP.
Doutora em Direito do Estado pela USP, visiting researcher na Yale Law School e Mestra em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV/SP. Foi Secretária-Executiva do Programa de Parcerias do Estado de São Paulo e assessora da Presidência da SABESP.
Tem experiência em infraestrutura, regulação e políticas públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: estruturação e viabilização de concessões e parcerias entre os setores público e privado; regulação; licitações e contratos administrativos; organização administrativa.
Doutora em Direito do Estado pela USP, visiting researcher na Yale Law School e Mestra em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV/SP. Foi Secretária-Executiva do Programa de Parcerias do Estado de São Paulo e assessora da Presidência da SABESP.
Tem experiência em infraestrutura, regulação e políticas públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: estruturação e viabilização de concessões e parcerias entre os setores público e privado; regulação; licitações e contratos administrativos; organização administrativa.

Mateus Renault
CEO da Opy Health.
Atua como Operating Partner e Diretor no time de Operações da IG4 Capital, trazendo uma sólida experiência em Novos Negócios e reestruturação empresarial.
Antes de assumir a posição atual, foi Diretor Executivo de Novos Negócios, Transformação e ESG (C-level) na Iguá Saneamento, onde permaneceu por mais de seis anos.
O executivo é especialista em projetos de melhoria de desempenho e já atuou na reestruturação de Bancos e adquiriu sólida experiência no mercado financeiro, onde trabalhou em Investment Banking na Goldman Sachs, no Português Banco Espirito Santo e também no Banco Fator.
Renault possui MBA pela Yale School of Management, além de ser graduado em Economia pela Universidade de Brasília.
Atua como Operating Partner e Diretor no time de Operações da IG4 Capital, trazendo uma sólida experiência em Novos Negócios e reestruturação empresarial.
Antes de assumir a posição atual, foi Diretor Executivo de Novos Negócios, Transformação e ESG (C-level) na Iguá Saneamento, onde permaneceu por mais de seis anos.
O executivo é especialista em projetos de melhoria de desempenho e já atuou na reestruturação de Bancos e adquiriu sólida experiência no mercado financeiro, onde trabalhou em Investment Banking na Goldman Sachs, no Português Banco Espirito Santo e também no Banco Fator.
Renault possui MBA pela Yale School of Management, além de ser graduado em Economia pela Universidade de Brasília.

Rogério Tavares
VP de Relações Institucionais da Aegea Saneamento.
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON).
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON).

Ana Rovai
Diretora Jurídica da Motiva Aeroportos.
“Advogada com mais de 20 anos de atuação em departamentos jurídicos de grandes empresas. Com carreira construída em setores diversos, como a indústria cosmética e farmacêutica, desde 2008 atua no setor de infraestrutura, tendo passagem pela indústria cimenteira e pela concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, integra a equipe da Motiva como Diretora Jurídica da plataforma de aeroportos, que reúne 17 operações no Brasil e 3 no exterior, contribuindo com o desenvolvimento jurídico e segurança jurídica neste setor.”
“Advogada com mais de 20 anos de atuação em departamentos jurídicos de grandes empresas. Com carreira construída em setores diversos, como a indústria cosmética e farmacêutica, desde 2008 atua no setor de infraestrutura, tendo passagem pela indústria cimenteira e pela concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, integra a equipe da Motiva como Diretora Jurídica da plataforma de aeroportos, que reúne 17 operações no Brasil e 3 no exterior, contribuindo com o desenvolvimento jurídico e segurança jurídica neste setor.”

Andre Isper Barnabé
Diretor‑Presidente da ARTESP.
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. É Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Transportes - Artesp, desde outubro/2024, foi Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (2023 – 2024), pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atuou como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022), Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019) e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2015-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUC/SP (2014).
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. É Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Transportes - Artesp, desde outubro/2024, foi Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (2023 – 2024), pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atuou como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022), Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019) e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2015-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUC/SP (2014).

Marcelo D. da Fonseca
Diretor Comercial da CS Infra.
Experiência de 15 anos nos segmentos de Concessões, Infraestrutura e Construção, dos quais 10 anos diretamente na gestão do negócio, como Sócio-Diretor. Atuação nos mercados de energia solar, mineração, concessionárias de rodovias, logística e indústria (farmacêutica, papel e celulose, borracha e alimentícia).
Vivência generalista nos mercados de construção, desde a captação de obras, passando pelo orçamento, negociações com Clientes, contratos, fornecedores, instituições financeiras e na gestão de obras.
Atualmente Diretor Comercial na CS Infra, holding de Concessões do Grupo Simpar, nos setores de Infra Social, Rodovias, Portos, Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Energia e Saneamento. Com faturamento atual na ordem de R$ 1,5Bi.
Atuação como Diretor Geral para o mercado privado, bem como Gestor Operacional de projetos.
Inglês intermediário.
MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2012
Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2009.
Experiência de 15 anos nos segmentos de Concessões, Infraestrutura e Construção, dos quais 10 anos diretamente na gestão do negócio, como Sócio-Diretor. Atuação nos mercados de energia solar, mineração, concessionárias de rodovias, logística e indústria (farmacêutica, papel e celulose, borracha e alimentícia).
Vivência generalista nos mercados de construção, desde a captação de obras, passando pelo orçamento, negociações com Clientes, contratos, fornecedores, instituições financeiras e na gestão de obras.
Atualmente Diretor Comercial na CS Infra, holding de Concessões do Grupo Simpar, nos setores de Infra Social, Rodovias, Portos, Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Energia e Saneamento. Com faturamento atual na ordem de R$ 1,5Bi.
Atuação como Diretor Geral para o mercado privado, bem como Gestor Operacional de projetos.
Inglês intermediário.
MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2012
Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2009.

Izabel Dompieri
Advogada e Consultora da Internacional Finance Corporation - IFC.
Pós graduação em Direito Administrativo pela FGV, LLM pela Queen Mary University of London, doutoranda em Direito na FGV. Ex Coordenadora de Estruturação de Projetos da Subsecretaria de Parcerias do Estado de São Paulo (20-22), consultora da IFC.
Pós graduação em Direito Administrativo pela FGV, LLM pela Queen Mary University of London, doutoranda em Direito na FGV. Ex Coordenadora de Estruturação de Projetos da Subsecretaria de Parcerias do Estado de São Paulo (20-22), consultora da IFC.

Bruno Toni Palialol
Superintendente da Via Appia Concessões.
Doutor e Mestre em Teoria Econômica, graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atualmente é Superintendente da Via Appia Concessões S.A., responsável pela gestão dos contratos de concessão rodoviária do grupo, com foco na análise de processos de reequilíbrio econômico-financeiro e em temas estratégicos, incluindo a inclusão de obras e a interlocução com órgãos reguladores e demais stakeholders.
Doutor e Mestre em Teoria Econômica, graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atualmente é Superintendente da Via Appia Concessões S.A., responsável pela gestão dos contratos de concessão rodoviária do grupo, com foco na análise de processos de reequilíbrio econômico-financeiro e em temas estratégicos, incluindo a inclusão de obras e a interlocução com órgãos reguladores e demais stakeholders.

Maíra Calegari
Vice-presidente jurídica da Via Appia.
Advogada com ampla experiência em Concessões de Serviço Público, atuando nas áreas jurídica e regulatória em grandes grupos de infraestrutura do Brasil. Membra do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Melhores Rodovias do Brasil.
Advogada com ampla experiência em Concessões de Serviço Público, atuando nas áreas jurídica e regulatória em grandes grupos de infraestrutura do Brasil. Membra do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Melhores Rodovias do Brasil.

Brendon Ramos
CEO da Via Appia Concessões, grupo que administra a plataforma de concessões rodoviárias formada por Via Colinas (SP), Via SP Serra (SP) e Rodovias do Tietê (SP) e Via Nascentes (MG). É também Sócio-Diretor na Starboard Asset, companhia especializada em gestão financeira e análise de negócios em situações especiais, principalmente nos setores de energia, infraestrutura e transporte. Bacharel em Economia (com louvor) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui pós-graduação em Direito Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Engenharia de Transportes e Rodovias pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR).

Carlos Nascimento
É Professor Honorário Associado da University College London (UCL) junto ao Department of Planning Unit (DPU), sendo também responsável pelos programas de treinamento, educação executiva customizada e consultorias da UCL/DPU junto aos governos, empresas, terceiro setor e multilaterais no Brasil. É coordenador geral do MBA PPP e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Sócio da PPP Connect, empresa responsável pela certificação internacional Infrastructure Business Cases (Modelo de Cinco Dimensões) da APMG International.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
É consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
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